Sevar do Leste reunirá setor supermercadista em Ipatinga  

Empresários dos setores de supermercados, padarias, demais varejistas e atacadistas das regiões do Vale do Aço, Rio Doce, Jequitinhonha e Mucuri se reunirão nos dias 10 e 11 de agosto, no Super Encontro Varejista (Sevar) do Leste. Essa será a 20ª edição deste evento, que ocorrerá no Clube Morro do Pilar, localizado na rua Beta, nº 930, no bairro Castelo, em Ipatinga. 

O Sevar é organizado pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS) e tem a parceria da Agência de Desenvolvimento de Ipatinga (ADI); Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi); Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga; Sebrae-MG; Sistema Fecomércio MG – Sesc/Senac e da Vanucci Inteligência de Mercado.

Inscrições

O Sevar é um evento empresarial gratuito, porém, com foco em empresários e profissionais do varejo. As inscrições podem ser feitas em www.amis.org.br ou NESTE LINK

Formato

Principal evento da região com foco no ramo supermercadista, o Sevar é dividido em auditório, com discussão dos principais desafios, mudanças e as tendências do setor; e uma feira, que proporciona um ambiente de exposição de marca, lançamentos em produtos, realização de negócios e relacionamento comercial. É também um encontro diferente do que ocorre no dia a dia para troca de experiências entre representantes da indústria e empresários e compradores do varejo supermercadista, o que reflete positivamente em toda a economia regional. Na última edição antes da pandemia, em 2019, o Sevar do Leste reuniu 2.494 participantes, de 40 municípios da região.

“O Sevar é um evento já tradicional no nosso calendário e que preparamos com muito critério para atender as demandas de atualização e desenvolvimento profissional, de forma a fomentar o crescimento do setor, além de gerar oportunidades de negócios entre os supermercados e a indústria fornecedora”, informa o presidente executivo da AMIS, Antônio Claret Nametala. “Apoiar, defender e desenvolver o setor supermercadista mineiro sempre foi uma preocupação da AMIS, e a realização do Sevar é mais uma ação nesse sentido”, completa Claret.

Importância

O vice-presidente Regional da AMIS, em Ipatinga, Adilson Suda, presidente da Consul Supermercados, descreve a importância do Sevar para o setor. “Neste evento, teremos palestras e debates sobre os assuntos mais relevantes do cenário econômico. Teremos também um espaço para que o fornecedor possa expor seus produtos e crescer nesse mercado competitivo”. Ele faz um convite aos fornecedores e aos supermercadistas da região para estarem presentes no Sevar. “Venham fazer parte deste evento. Conto com vocês”.

Oportunidade para pequenos negócios

Além da presença de grandes marcas regionais e nacionais já consolidadas no mercado, o Sevar abre espaço para pequenos empreendedores, como agricultores familiares; associações; cooperativas e pequenas indústrias. Instalados em um espaço exclusivo dentro da área de feira, esses pequenos negócios têm a oportunidade de apresentar seus produtos diretamente a compradores das redes supermercadistas para negócios durante o evento ou futuras parcerias comerciais.

Esse trabalho é uma parceria da AMIS com o Sebrae Minas visando ao desenvolvimento desses pequenos negócios, e consequentemente, da economia regional. Os participantes são selecionados e treinados para o fornecimento de produtos compatíveis com as demandas do consumidor final nos supermercados.

Ação social

Além de promover dois dias de qualificação, aprendizado e relacionamento estratégico, o Sevar, em todas as cidades onde é realizado, tem atuação beneficente. Durante o evento, a AMIS promove uma campanha junto aos participantes e às empresas expositoras para arrecadação de alimentos e produtos de higiene pessoal e limpeza, que são destinados a instituições de assistência social da cidade.

Em Ipatinga, a entidade beneficiada é o Lar Paulo de Tarso, que trabalha no acolhimento, atenção e cuidados com a pessoa idosa. Os pontos de coleta de doação ficam na entrada do evento. Os donativos são entregues diretamente aos representantes da entidade ao fim do Sevar.

PROGRAMAÇÃO

1º Dia – 10/08/2022
13h30 – Abertura da secretaria – início do credenciamento;
14h45 – Momento do Patrocinador – Mart Minas
15h – Palestra – Inteligência Comercial: como sobreviver em ambientes competitivos
Palestrante: Gustavo Vanucci – Administrador de Empresas, especialista em inteligência de mercado. Mais de 25 anos de experiência no varejo de alimentos.
16h – Abertura oficial – solenidade com a participação de diretores da AMIS, representantes das entidades que apoiam o evento e de autoridades locais.
16h30 – Feira Mostra de Fornecedores;
19h30 – Encerramento do primeiro dia de evento

2º Dia – 11/08/2022
10h – Abertura da secretaria – início do credenciamento.
10h30 – Palestra: Os desafios do novo varejo – negócios em transformação
Palestrante: Alex Guerra – Economista, pós-graduado em Finanças, mestre em Engenharia, doutorando em Administração. Especialista no varejo, trade market, negociação, estratégias coorporativas.
14h30 – Palestra: Varejo uma nova forma de vender
Palestrante: João Merlim – Advogado com MBA em Marketing. Professor e monitor de varejo e coach.
15h30 – Palestra: Seja o Dono do seu Sucesso | Palestrante: Robson Rodrigues – Administrador de Empresas, professor universitário, mestre em Administração. Pós-graduado em Marketing. Palestrante motivacional e especialista em vendas, atendimento e marketing.
16h30 – Feira Mostra de Fornecedores
19h30 – Encerramento

sevar
Sevar do Leste reunirá setor supermercadista em Ipatinga   3