Uso de máscaras será obrigatório em Ipatinga

O uso de máscaras para clientes e frequentadores do comércio, indústria e prestadoras de serviços em todo o município de Ipatinga passará a ser obrigatório a partir da próxima quinta-feira (7). O Decreto Municipal n.º 9.314/2020 que regulamenta as normas de proteção foi publicado nesta segunda-feira (4). A medida tem como objetivo auxiliar na prevenção e combate ao coronavírus na cidade, valendo por tempo indeterminado.

O decreto municipal obriga ainda as empresas a exigirem o uso de máscaras em filas externas, como é o caso de bancos, supermercados e lotéricas. Ainda, elas devem ser usadas nas áreas externas, por estabelecimentos como bares e restaurantes. O desrespeito ao decreto significará multa de até 100 UFPI’s (Unidade Fiscal Padrão de Ipatinga), aproximadamente R$ 12 mil.

“Com Cuidado e Muito Amor”
Devido à preocupação com o novo coronavírus (Covid-19), a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga entregaram aos comerciantes, no dia 20 de abril, máscaras e um material informativo contra o coronavírus. Essa ação fez parte da campanha “Com Cuidado e Muito Amor”.

O material informativo entregue contemplava um cartaz para ser afixado na entrada da empresa. Nele, estão expostas as medidas de prevenção e enfrentamento do coronavírus, presentes no Decreto Municipal nº 9.295/2020. Conforme determina o Decreto, todos os estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços deverão adotar estas medidas de prevenção e informá-las aos clientes.

Junto ao cartaz, foram enviadas máscaras cirúrgicas dupla com fita de amarração, em conformidade com o Ministério da Saúde/ANVISA), que servem de modelo para serem adotadas por todos os funcionários da empresa, como forma de proteção deles e dos clientes.