Vale do Aço sai da Onda Roxa e comércio de Ipatinga pode abrir as portas a partir de sábado

A macrorregião do Vale do Aço deixa a Onda Roxa do Minas Consciente a partir deste sábado (24), permitindo que os municípios sigam suas próprias medidas preventivas contra a covid-19.  Dessa forma, os estabelecimentos considerados não essenciais podem funcionar normalmente a partir de sábado, bastando apenas a autorização do governo municipal, que deverá publicar um novo Decreto. A decisão foi divulgada na tarde desta quinta-feira (22), pelo governo estadual, após reunião do Comitê Extraordinário Covid-19 do Estado.

O presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi, destaca que essa reabertura do comércio é essencial, uma vez que os estabelecimentos seguem as medidas preventivas contra a covid-19, como exigência do uso de máscara, distanciamento social e higienização de superfícies. “Desde o início da pandemia, temos feito a nossa parte para ajudar na melhora da situação epidemiológica e, ao mesmo tempo, preservar a nossa economia. Por isso, precisamos continuar trabalhando, mas com os devidos cuidados. Muitas empresas já encerraram suas atividades de forma definitiva e milhares de trabalhadores foram demitidos por causa disso. Dessa forma, como essas pessoas vão comprar alimento para dentro de suas casas ou pagar suas contas? Cuidar da saúde é fundamental nesse momento, mas não podemos ignorar esse problema econômico”, afirmou.

Recuperação
O presidente da CDL de Ipatinga, Amaury Gonçalves, salienta que o comércio não pode voltar a ter medidas restritivas, que causam impactos severos na economia do município, e que no momento é preciso focar em estratégias de recuperação financeira. “O lojista e o empresário já estão afundados em dívidas. Muitos estão sem expectativa de recuperação econômica, pensando na possibilidade de entregar o ponto do seu comércio de uma vez. No entanto, com essa reabertura dos estabelecimentos comerciais será possível desenvolver estratégias para melhorar a situação financeira das empresas, ainda mais com a aproximação do Dia das Mães, data muito importante para o comércio. O importante agora é não parar de trabalhar e seguir todas medidas preventivas contra a covid-19”, destacou.