Workshops são realizados para detalhar novo sistema de nota fiscal eletrônica em Ipatinga

Com o objetivo de apresentar aos contribuintes e contadores todos os aspectos e, especialmente, a funcionalidade do novo sistema de nota fiscal eletrônica (NF-e), que será adotado em Ipatinga, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Fazenda, promoveu, na terça-feira (15), uma série de workshops para diferentes classes.

“Foram três workshops para os mais variados públicos, a fim de prestar esclarecimentos sobre o novo sistema de nota fiscal eletrônica que adotaremos já neste ano de 2022. De forma on-line, dois workshops apresentaram o novo sistema para declarações de ISSQN de instituições financeiras e de atos cartoriais, e o workshop presencial, que ocorreu no auditório da Aciapi-CDL, abordou o sistema para declarações de serviços tomados e prestados, tendo como público-alvo os contadores, administradores, gestores e empreendedores em geral”, detalhou o secretário de Fazenda de Ipatinga, Mateus Shinzato.

Conforme o palestrante Edson Marcondes, responsável pelo workshop realizado na Aciapi-CDL, foram repassadas aos contadores e empresários como funciona a nova ferramenta, que é integrada com todos os sistemas tributários que a administração de Ipatinga trabalha. “Hoje, grandes e pequenas empresas têm uma grande dificuldade de ter acesso on-line para serviços da prefeitura e por meio da Secretaria da Fazenda e Secretaria de Dados. Houve um esforço nessa nova licitação para trazer para a prefeitura uma modernidade e para digitalizar todos esses processos, trazendo facilidade para o contribuinte e também para o cidadão, nessa primeira fase. Dessa forma, mostramos como é o novo método de emissão da nota, e também explicamos como são os ambientes nesse sistema para o contador e para as empresas”, afirmou.