Aciapi e CDL de Ipatinga alertam para cobranças com boleto facultativo

A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga alertam para a cobrança de um boleto bancário facultativo, no valor de R$ 498,50, que tem sido entregue para algumas empresas na cidade.

A orientação das entidades é de não realizar o pagamento, já que se trata de um serviço não obrigatório. Além disso, a desconsideração da cobrança não trará consequência jurídica para a empresa.

Outros cuidados com boletos
– Evite clicar em links desconhecidos para geração de boleto, pois pode ser direcionado para uma página falsa com boleto adulterado.
– Os boletos que recebe mensalmente de uma mesma empresa/banco normalmente são padronizados. Compare-os. Dificilmente a marca do banco e os códigos se alteram de um mês para outro. Se ao receber ou imprimir o boleto identificar erros ortográficos, manchas ou borrões na impressão, formatação fora do padrão ou qualquer outra característica que pareça estranha, desconfie.
– Se receber ligações ou mensagens de e-mail informando sobre a necessidade de substituição de boletos de cobrança já recebidos, desconfie. A empresa e o banco já têm os seus dados, por isso, nunca passe informações pessoais por telefone ou e-mail. Em caso de dúvida, confira a emissão do boleto com a empresa emissora. Na dúvida, não efetue o pagamento e entre em contato com o emissor para receber orientações.