Aciapi e CDL de Ipatinga orientam empresários sobre boleto com cobrança indevida

A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga alertam para uma cobrança indevida de boleto bancário tendo como beneficiárias empresas de São Paulo e de outros estados com valor aproximado de R$ 400.

A orientação das entidades é de não realizar o pagamento, já que se trata de um serviço não obrigatório. Além disso, a desconsideração da cobrança não trará consequência jurídica para a empresa. Vale ressaltar também que essa atividade não tem relação com a Aciapi e CDL de Ipatinga.

Cuidados com boletos bancários
Evite clicar em links desconhecidos para geração de boleto, pois pode ser direcionado para uma página falsa com boleto adulterado.
Os boletos que recebe mensalmente de uma mesma empresa/banco normalmente são padronizados. Compare-os. Dificilmente a marca do banco e os códigos se alteram de um mês para outro. Se ao receber ou imprimir o boleto identificar erros ortográficos, manchas ou borrões na impressão, formatação fora do padrão ou qualquer outra característica que pareça estranha, desconfie.

Se receber ligações ou mensagens de e-mail informando sobre a necessidade de substituição de boletos de cobrança já recebidos, desconfie. A empresa e o banco já têm os seus dados, por isso, nunca passe informações pessoais por telefone ou e-mail. Em caso de dúvida, confira a emissão do boleto com a empresa emissora. Na dúvida, não efetue o pagamento e entre em contato com o emissor para receber orientações.