Aeroporto Regional do Vale do Aço é reaberto

Em solenidade, o Aeroporto Regional do Vale do Aço, em Santana do Paraíso, foi reaberto nesta quarta-feira (1º), conforme divulgado pelo Diário do Aço. O terminal estava fechado, oficialmente, desde maio deste ano para a realização de obras na pista de pousos e decolagens. A cerimônia de reabertura contou com a presença de prefeitos, deputados regionais, vereadores e também do vice-governador Paulo Brant (PSDB), que chegou no primeiro voo comercial no aeródromo e voltou no mesmo voo para a capital mineira.

A única companhia que opera voos no terminal é a Azul Linhas Aéreas e o único destino direto é o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Obras concluídas
A restauração do pavimento da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Regional do Vale do Aço teve início no dia 8 de abril deste ano, após a assinatura da ordem de serviço pelo governador Romeu Zema (Novo). A previsão inicial era que os serviços fossem concluídos em 120 dias, porém houve atraso na conclusão, ficando pronto apenas nesta semana.

Serviços
Dentre os serviços constantes no projeto de reforma, estão: obras de restauração do pavimento da pista de pouso e decolagem, das taxiways, do pátio de aeronaves, além da execução da nova sinalização horizontal das taxiways e do pátio de aeronaves do aeroporto. A ampliação necessária para aumentar a oferta de voos no terminal ficou para outra ocasião. A elaboração de um plano diretor para o aeroporto ficará a cargo de órgãos do governo de Minas Gerais, que atualmente é o proprietário do terminal.

Recursos
Conforme a Seinfra, foram alocados recursos da ordem de R$ 13,2 milhões para a obra, dos quais R$ 12 milhões oriundos de repasse da União, por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e R$ 1,2 milhão de contrapartida do Estado.