Aeroporto Regional passará a ter mais uma empresa operando a partir de setembro

A Gol Linhas Aéreas passará a operar no Aeroporto Regional do Vale do Aço (IPN), a partir do mês de setembro, inclusive, com voo direto para o Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), em São Paulo.

Os bilhetes de Ipatinga a Guarulhos são comercializados exclusivamente pela Gol, com a aeronave ATR-72, com capacidade para 68 passageiros, às segundas, quartas, sextas e domingos, em dois horários diferentes.

Conforme divulgado pelo Diário do Aço, os voos começam a ser operados em 9 de setembro, mas os bilhetes já podem ser adquiridos. Nesta manhã de sexta-feira, o site da Gol oferecia vagas no voo direto dia 9/9, por exemplo ao preço de R$ R$ 535,36. O voo parte do Aeroporto IPN às 17h50, com previsão de chegada a GRU às 19h50, conforme apurou a reportagem do Diário do Aço junto à Gol.

De Guarulhos para o Vale do Aço, o voo parte às 15h15 com previsão de chegada ao Aeroporto Regional do Vale do Aço às 17h20. O preço da passagem nesta sexta-feira (3/6) para embarque dia 9/9 é R$ 551,42. Além disso, a companhia aérea anunciou que amplia os destinos a partir de Montes Claros (MOC), que agora se conecta a Brasília (BSB) e Salvador (SSA).

Operação

Criado em 1959 e em operação desde 1977, o Aeroporto de Ipatinga (SBIP), que na prática está em território do vizinho município de Santana do Paraíso, foi projetado pela Usiminas, inicialmente, para servir aos funcionários da siderúrgica. A pista do aeródromo é de 2.004 metros de extensão e 45 metros de largura. Para se ter ideia da dimensão, segundo dados da Anac, a pista principal do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, um dos mais movimentados do país, tem 1.940 metros de comprimento e 45 metros de largura.

Atualmente, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) é responsável pela gestão do terminal.