Bate-papo alerta para a necessidade de exercícios físicos durante o tratamento contra o câncer de mama

A manhã desta quarta-feira (3) foi de troca de experiências e conscientização para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama entre mulheres durante o bate-papo de abertura da campanha Outubro Rosa promovido pelo Conselho da Mulher Empreendedora da Aciapi-CDL de Ipatinga (Cmeaci).
A presidente do conselho e mestre em Educação Física pela Universidade Castelo Branco – RJ e estudante da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Marilane Santos, destacou a importância de realizar exercícios físicos mesmo durante o tratamento contra o câncer.
“Ainda que a pessoa tenha o câncer de mama ou outros tipos da doença, é recomendável que busque um profissional de Educação Física Habilitado com o registro no CREF para avaliar as modalidades e tipos mais adequados de exercício físico. Lembrando que este profissional ao prescrever os exercícios tem que ter em suas mãos todo o acompanhamento do médico que assiste esta paciente, trabalho em conjunto. É cientificamente comprovado que a prática de esportes e outras atividades auxiliam no tratamento da doença e promove melhoria na qualidade de vida dos pacientes”, isto junto ao médico que o explica Marilane.
Outro assunto abordado durante o evento foi o trabalho realizado pelo Grupo Se Toque. A entidade acolhe pacientes oncológicos de outros municípios que fazem o tratamento em Ipatinga. Voluntários da instituição detalharam como é este processo e a importância do apoio da sociedade. Segundo o diretor do Se Toque, José de Castro, são distribuídas mais de 150 refeições diárias.
“O Se Toque foi criado de autoajuda entre sete mulheres que possuíam o câncer de mama. Com o passar do tempo o grupo cresceu e hoje possuímos a casa de acolhimento, fora o serviço de alimentação ofertado aos pacientes e acompanhantes. Além disso, realizamos a confecção de perucas, inclusive as pessoas que queiram doar o cabelo ou oferecer outro tipo de auxílio podem ir até a sede do Se Toque, no bairro Ferroviários”, destaca José de Castro.
Programação
A programação da campanha Outubro Rosa 2018 do Conselho da Mulher Empreendedora continua nesta quinta-feira (4). Será celebrada uma missa especial à campanha às 19h30, na Igreja Católica do bairro Caravelas.
Também será realizada a exposição fotográfica “Superpoderosas: superando o câncer de mama”, com lançamento no dia 10 (quarta-feira) às 17h, no Shopping do Vale do Aço. A exposição, que contará com 30 modelos, tem o objetivo de homenagear as mulheres que estão em processo de tratamento da doença e outras que venceram este grande desafio e retornaram à rotina normal da vida.
Para contribuir com a divulgação da campanha, o Cmeaci comercializa a camisa do Outubro Rosa 2018. Para mais informações para a aquisição das camisas, entrar em contato pelo telefone 3828-5151.