Comércio de Ipatinga aprimora técnicas de atendimento ao cliente para o fim de ano

Com a chegada das compras de fim de ano, os trabalhadores do comércio e prestadores de serviços se preparam para a época de maior movimento, a fim de vencer a concorrência e se destacar no mercado.

Neste sentido, a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga e Sebrae-MG promoveram palestra com o tema: “Vendas no Natal – Ser excelente é ser insubstituível”, com Beth Penteado, na noite de quarta-feira (22).

Para a palestrante e empresária, a compra envolve muito além que a aquisição de produtos, é uma experiência. “Além dos concorrentes e da crise financeira, ainda há um concorrente velado, o e-commerce. Portanto, é necessário que proporcione ao cliente uma experiência interessante, agradável no ambiente físico”, pontua Beth.

Também com a internet mais presente no cotidiano das pessoas, os hábitos de consumo nas lojas físicas também mudaram, segundo a especialista. “Hoje o cliente pesquisa muito mais sobre o produto que ele quer comprar. Isso exige que o vendedor conheça bem o seu produto. Então a performance no momento da venda é que faz todo o diferencial e que torna cada vendedor único”, avalia Beth.

Outro ponto destacado pela palestrante foi que conhecimento na área de marketing e vendas deve ser aprimorado constantemente. “Temos que criar uma educação de capacitação contínua. Estamos vivendo em um mundo que as mudanças são rápidas e intensas, portanto não podemos focar em apenas uma data ou objetivo. Além de se capacitar tecnicamente é legal que as pessoas se tornem interessantes culturalmente”, afirma a empresária.

Alertas

O presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi, relembra ainda os cuidados que os lojistas e funcionários devem ter nesta época de grande movimentação comercial. “O treinamento da equipe é primordial, por isso as entidades sempre promovem cursos e capacitações. Contudo, o comerciante ainda precisa se atentar para outras coisas, como verificar o estoque e avaliar quais produtos podem ter descontos”, pontua Cláudio.

Para o presidente da CDL de Ipatinga, José Carlos de Alvarenga, os lojistas também devem estar vigilantes para não cair em situações desagradáveis. “Com muita gente circulando dentro das lojas, é preciso ficar mais atentos aos clientes e mercadorias. Outra questão são os golpes que podem ser aplicados no momento de finalizar a compra”, destaca José Carlos.