Lojistas dialogam com representantes do Poder Executivo para melhorias no Centro e demais polos comerciais

Empreendedores de Ipatinga estiveram reunidos com representantes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) para discutir pontos de melhorias para o Centro e outros polos comerciais da cidade. O encontro foi promovido pela Aciapi e CDL de Ipatinga, na manhã de sexta-feira (5). Entre os temas mais discutidos estão o estacionamento rotativo e o combate ao comércio irregular.

Estacionamento Rotativo

Segundo o secretário da Sesuma, Gilmar Luciano, o novo sistema do estacionamento rotativo já possui empresa vencedora e deve ser implantando até o período natalino. O secretário ainda enfatizou a necessidade de ouvir as demandas do empresariado.

“A empresa vencedora é a Zona Azul Central Park e em breve passaremos para a fase externa para apresentar a solução técnica do rotativo. Como já divulgado pela Administração Municipal, o estacionamento poderá ser pago via aplicativo de smartphone ou nos estabelecimentos comerciais cadastrados. Além disso, terá monitores que ficarão responsáveis no auxílio da fiscalização, caso houver algo irregular será repassado aos fiscais que possuem a autorização de autuar.  Pretendemos ter o sistema operando antes das festas de fim de ano, época de maior movimento no comércio. A Administração Municipal procura atender as reivindicações dos comerciantes locais porque precisamos aquecer a economia e sabemos que a atividade comercial é uma das principais fontes que mantém o equilíbrio econômico na cidade”, informa Gilmar Luciano.

No novo sistema, o condutor terá o comprovante de pagamento e poderá pagar por tempo fracionado. O período máximo de ocupação da vaga será de duas horas. Gilmar ainda destacou que todos os detalhes serão divulgados em breve.

Os lojistas presentes sugeriram que a Administração Municipal busque uma alternativa de estacionamento diferenciado para o empresariado e trabalhadores do Centro e em outros locais onde o estacionamento rotativo for instalado. O secretário afirmou que a situação já é estudada.

Ambulantes e fiscalização

Foi informado aos lojistas que o Departamento de Regulação Urbana passa por uma reestruturação, mas que a fiscalização já atua de forma mais enfática no combate do comércio irregular. Segundo representantes do departamento, a retirada de vendedores ambulantes é feita de forma continua, contudo o órgão ainda possui um déficit de servidores para atuar de modo mais ostensivo.

Visando o período de movimentação intensa no fim do ano, a equipe da Seção de Fiscalização de Obras e Posturas, além de remover os vendedores ambulantes, deram início neste mês a visitas de conscientização aos lojistas que estejam em desacordo com o Código de Posturas do município. As principais orientações são referentes à sonorização, que deve estar em volume adequado e voltada para o interior da loja, e a ocupação indevida da calçada com araras, manequins e outros itens.

Na oportunidade, os presidentes das entidades juntos aos lojistas frisaram aos representantes da Sesuma a necessidade de inibir a realização da feira natalina na Praça José Júlio da Costa, por ser um incentivo ao exercício do comércio informal. O anseio dos lojistas é que no local seja instalada uma decoração natalina para ser um atrativo a mais aos consumidores.

O comerciante Mauro Duarte Lages, da Nossa Loja, ressaltou que aos poucos, melhorias são realizadas e têm mostrado resultados positivos. “Nós como lojistas buscamos este diálogo para fazermos o melhor para os nossos clientes. Com a Prefeitura parceira da Aciapi-CDL temos conseguido o atendimento das demandas surgidas, que com certeza vai reverter em benefícios aos consumidores”, destaca Mauro.

O empresário Marco Túlio Lamounier, proprietário das lojas Flags Realce e Mundo dos Calçados avalia que os polos comerciais de Ipatinga necessitam de mais atenção. “Vemos que o governo municipal está trabalhando nestas demandas. Mas precisamos de ainda mais empenho na revitalização do Centro e outros pontos de comércio na cidade. Tenho lojas no Centro e vejo que precisa de um pouco mais de cuidado a respeito do estacionamento, ambulantes e limpeza pública. Não estamos pedindo obras faraônicas, somente ações que melhorem as condições para o próprio consumidor”, salienta Marco Túlio.

Para o presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi), Cláudio Zambaldi, a reunião contribuiu tanto para a classe empresarial quanto para o Poder Executivo. “Durante o encontro, diversas dúvidas dos lojistas foram sanadas, bem como sugestões foram dadas para a administração. Cremos que a parceria entre o poder público e a iniciativa privada é essencial para a melhoria da cidade”, avalia Cláudio.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ipatinga, José Carlos de Alvarenga, agradeceu a disponibilidade dos lojistas e dos representantes da Prefeitura de Ipatinga. “Sabemos que as ocupações diárias são muitas, mas precisamos discutir essas demandas em conjunto, só assim acharemos o equilíbrio necessário, cujo resultado é o benefício para a população de Ipatinga e demais pessoas que compram em nossa cidade”, pontua José Carlos.