Outubro Rosa e Leve: exposição fotográfica conta histórias de superação e luta contra o câncer de mama

Neste mês, a campanha Outubro Rosa desenvolvida pelo Conselho da Mulher Empreendedora da Aciapi-CDL de Ipatinga (Cmeaci) 2018 reforça a necessidade da prevenção e diagnóstico do câncer de mama e outros tipos da doença. Para contar as histórias de superação e tratamento contra a doença foi realizada a exposição fotográfica “Outubro Rosa e Leve”, inaugurada na noite de quarta-feira (11), no Shopping do Vale do Aço.

O Cmeaci convidou 14 mulheres que finalizaram ou estão em fase de tratamento oncológico para posar para as lentes do fotógrafo Tailles Heliodoro. A exposição ficará instalada no segundo piso do shopping, em frente a Espaço Laser, até o dia 20 deste mês. Segundo a presidente do conselho, Marilane Santos, todas as modelos são fontes de inspiração.

“Elas nos dão vida, elas trazem uma força e vontade de viver. Ao longo de seis edições da campanha, já trabalhamos com 36 mulheres e a cada ano que passa estas modelos compreendem ainda mais a necessidade de mostrar para a sociedade a importância de falar sobre o câncer”, destaca Marilane.

A modelo Magda Guimarães, de 45 anos, conta que realizou a mamografia após ver a exposição do ano de 2017. “No ano passado eu visitei a exposição e nunca imaginei que hoje eu faria parte dela. Foi no Outubro Rosa de 2017 que eu resolvi fazer a mamografia e descobri o câncer de mama. É muito importante estarmos aqui falando da realização periódica da mamografia e do autoexame. Além da conscientização, a campanha estimula a melhoria da nossa autoestima. Parabenizo e agradeço a oportunidade aberta pelo Conselho da Mulher”, pontua Magda.

Rosânia ngela, de 37 anos, nunca havia sido fotografada. Para ela, a experiência foi emocionante. “Foi um dia maravilhoso, fiquei muito emocionada. A escolha da foto para a exposição foi surpresa para mim também e eu amei o resultado. Sobre a campanha, aconselho a todas as mulheres a se valorizarem e preservarem as suas vidas com a realização dos exames e conhecimento do próprio corpo”, conta Rosânia.