Reivindicação da Aciapi-CDL de Ipatinga é atendida pela Prefeitura

Nesta semana, a Prefeitura de Ipatinga realizou o anúncio tão esperado pelos comerciantes do Centro da cidade. Após solicitações da Aciapi e CDL de Ipatinga, será retomado o sistema de estacionamento rotativo nas ruas da região central. A data prevista para implantação é na próxima segunda-feira (20).

O principal objetivo do modelo de estacionamento rotativo é democratizar o uso das vagas e, consequentemente, possibilitar que mais consumidores possam utilizar destes espaços.

O presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi), Cláudio Zambaldi, reiterou que as entidades dialogaram até chegar a um consenso com a Prefeitura. “Desde o anúncio da retirada dos parquímetros, em maio, nós da Aciapi e CDL conversamos com a Administração Municipal para que as vagas de estacionamento não ficassem sem regulamentação de uso. Finalmente, conseguimos que fosse definido um sistema, ainda que provisório”, pontua Cláudio.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga, José Carlos de Alvarenga, afirma que tanto os clientes quanto o comércio serão beneficiados com a ação. “É necessário que todos que venham ao Centro de Ipatinga possam usufruir destas vagas de estacionamento. Com a regulamentação, o consumidor terá mais segurança de vir realizar as compras e encontrar um local para estacionar o carro. Assim, eles ganham o conforto e o comércio ganha em mais vendas”, destaca José Carlos.

As entidades negociaram com o Poder Executivo Municipal durante os cinco meses para viabilizar um novo sistema. A Aciapi e CDL se dispuseram, inclusive, em administrar temporariamente o estacionamento rotativo, o que não foi possível por questões legais. Mas, após intenso diálogo o modelo provisório será implantado e totalmente administrado pela Prefeitura com parceria das entidades. O modelo definitivo de estacionamento rotativo ainda está em processo licitatório.

O interesse da Aciapi e CDL de Ipatinga era que o modelo de estacionamento rotativo fosse aplicado nos demais polos comerciais da cidade. Contudo, no momento seria inviável pelo reduzido número de fiscais disponíveis. A intenção é que a implantação do sistema definitivo seja realizada além do Centro em bairros como o Canaã, Cidade Nobre e Horto. “As entidades solicitam, desde já, ao prefeito Sebastião Quintão que sejam feitas contratações de novos fiscais. Assim, tão logo o novo modelo seja licitado, não irá faltar mão de obra qualificada para realizar a implantação do estacionamento rotativo nos demais bairros”, afirma Cláudio Zambaldi.

Como funciona

O estacionamento rotativo será aplicado, por enquanto, somente no Centro de Ipatinga e não será cobrado para motocicletas. O motorista pode adquirir talão com validade de uma hora (R$2,00) ou de duas horas (R$4,00). Cada veículo poderá ficar estacionado na mesma vaga por no máximo duas horas consecutivas.

Os talões serão vendidos nos estabelecimentos comerciais associados à Aciapi e CDL e devidamente credenciados pelas entidades e Prefeitura para esta comercialização.

O preenchimento do talão deverá ser realizado com caneta esferográfica pelo próprio motorista e colocado em local visível no painel do carro. Os agentes de trânsito da Prefeitura de Ipatinga farão a fiscalização do uso das vagas.