Romeu Zema pontua os desafios de empreender no Brasil

A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviço de Ipatinga (Aciapi) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga receberam o empresário Romeu Zema, do grupo Zema. O administrador palestrou na manhã de quinta-feira (7) sobre “Desafios de Empreender no Brasil”.

Prestigiada por diversos empresários de Ipatinga e região, a palestra de Romeu foi um momento em que a classe empresarial trocou experiências e aprendeu um pouco das estratégias utilizadas por Romeu. Romeu atuou como CEO do Grupo Zema de 1990 até 2016. Além das lojas de eletrodomésticos Eletrozema, presente em mais de 430 municípios mineiros, o grupo trabalha com distribuição de combustíveis.

Na visão do administrador, o Brasil possui potencial de crescimento tanto quanto as grandes economias do mundo, contudo, são necessárias alterações na forma de gerir o país afim de incentivar o empreendedorismo. “No Brasil, temos uma legislação muito hostil para quem empreende. É muita burocracia para abrir um negócio, além de uma tributação muito alta após o início das operações. Infelizmente, nosso estado gasta mais do que arrecada e se transformou em um grande tomador de recursos”, destaca Romeu.

Para quem deseja empreender, Romeu recomenda pesquisar e ter uma experiência com o negócio antes. “A pessoa tem que conhecer um pouco do ramo que ela vai atuar. É sempre recomendável começar como empregado para saber da atividade primeiro e, depois que adquirir certo conhecimento, empreender. O erro de muitos é empreender em algo que não dominam”, avalia Romeu.

Romeu salienta que a atividade empreendedora deve ser feita com muita dedicação para que seja de sucesso. “Após a recessão foram abertas muitas microempresas, por questão de necessidades mesmo. É importante afirmar que empreender envolve comprometimento. O empreendedor pode esquecer jornada de oito horas por dia, férias, fins de semana, pois a competição é muito intensa. Além disso, é necessário apresentar um atendimento diferenciado, produtos ou serviços de qualidade e com um preço competitivo, sem deixar de lado a saúde financeira do negócio”, conclui Romeu.

O presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi, afirma que a vinda de empresários de sucesso nas entidades tem sido enriquecedora para a classe empresarial de Ipatinga. “Recentemente, tivemos a visita do Hercílio Diniz, da rede de supermercados Coelho Diniz, e agora o Romeu. Pessoas como eles nos inspiram e nos motivam para superar os desafios”, destaca Cláudio.

O presidente da CDL de Ipatinga, José Carlos de Alvarenga, agradece a presença de todos que prestigiaram o evento. “Foi muito bom ver a nossa casa cheia. Assim, percebemos que os empresários de Ipatinga estão interessados em se capacitarem cada vez mais. Com estas palestras, nós adquirimos conhecimentos que podem ser aplicados diretamente nos nossos negócios”, afirma José Carlos.